Como decorar a sua casa de forma sustentável, mas sem perder a beleza e o charme

Como depende só de nós o cuidado com o nosso planeta, mas, apesar disso, muita gente simplesmente resolve não fazer sua parte, resolvemos, no post de hoje, unir dois assuntos totalmente diferentes, Decoração e Sustentabilidade, que, juntos, podem funcionar muito bem.

Além de ser ecologicamente correto, você aproveita para estimular sua criatividade e colocar a mão na massa, literalmente! Se quiser, chame a família para participar também… A experiência pode ser ótima, além de você colocar em prática todos aqueles “valores verdes”, que, muitas vezes, só ficam no papel.

A seguir, confira dicas para personalizar sua casa com detalhes lindos e, mais do que isso, sustentáveis!

1- Garrafas PET: elas podem ser usadas de modos muito variados. Para uma mesma função, elas desempenham diferentes papéis, quer ver?! As garrafas podem servir para apoio para arranjos de flores, colocando fitas, enrolando com barbantes coloridos (e infinitas ideias…) e depois é só colocar uma ou mais flores dentro. Além disso, você também pode transformá-las, com um pouco de habilidade manual, nas próprias flores, que podem ser usadas para decorar ambientes ou festas. Outra dica é usar parte das garrafas (cuidado ao cortar) para fazer vasinhos de planta.

2- Frascos de shampoo: na decoração sustentável, o que mais importa é ter criatividade, o limite vai da imaginação da pessoa. Então, aproveite frascos usados de shampoo e, assim como nas garrafas pet, pinte-os e corte de diferentes maneiras (cuidado nessa parte), para usar como objetos decorativos variados.

3- Garrafas de vidro: podem ter as mesmas funções das garrafas PET, servindo para abrigar flores, por exemplo. Você também pode pintá-las da cor que quiser ou que combine mais com seu espaço e sua decoração – além da tinta, você pode usar esmalte, para dar um efeito ainda mais diferenciado. Você também pode comprar aquelas luzes pisca-pisca e colocar dentro delas, transformando-as em luminárias, além de objetos de decoração super diferentes e descolados.

4- Luminárias: na internet, há vários vídeos que te ensinam a fazer luminárias sustentáveis, com reaproveitamento de diferentes tipos de materiais recicláveis. Faça uma breve pesquisa e aprenda como fazer.

5- Porta controle remoto: com caixas de leite e filtro (de papel) de café, você pode construir um porta controle remoto personalizado e super estiloso. Procure na internet tutoriais para te ajudar!

6- Canos PVC: se, por acaso, tiverem sobrado canos de alguma obra ou reforma que tenha feito, você pode dar um ar moderno à sua sala, cozinha, ou até quartos e banheiros, usando-os como parte da decoração. Além disso, dependendo do tamanho, podem ser usados para organizar livros, secador de cabelos, e vários outros objetos. Também podem ser aplicados para a criação de móveis, como poltronas e mesas de centro.

7- Paletes ou caixas de madeira: você pode aproveitar esses materiais, que, muitas vezes, são descartados e viram entulhos, para dar funcionalidade e personalidade na decoração da sua casa. Os paletes podem, até, substituir mesas, cadeiras (dependendo do ambiente), bem como se transformar em estantes de livros ou suportes para plantas. Nos quartos, podem assumir o lugar das mesinhas de cabeceira/criado mudo, ou ser a base de uma cama. Os caixotes de madeira (que você pode pintar da cor que quiser, inclusive), servem como mesas de apoio, nichos e estantes organizadoras.

Muitas ideias boas, não é?! Então, agora você já pode dar uma olhada geral na sua casa e nos materiais que estava pensando em jogar fora e começar a reaproveitá-los com essas dicas! =)

Taxa de incêndio começará a ser entregue a contribuintes em junho
Novas regras para distrato de imóvel exigem atenção a contrato