Pequenas reformas valorizam o imóvel para venda ou locação

Engana-se quem pensa que é preciso fazer grandes reformas para valorizar um imóvel na hora de vender ou alugar. Partindo da ideia de que “a primeira impressão é a que fica”, pequenos reparos estratégicos são suficientes para alavancar a aparência do imóvel e garantir um preço justo na hora da negociação.

O especialista Alípio Neto disse que o valor do imóvel pode ser reduzido drasticamente caso esteja em más condições. “Todos nós compramos com os olhos. Quando estamos diante de um produto com uma aparência limpa e bem cuidada, o processo de venda e locação torna-se muito mais simples e ágil, por isso é tão importante manter o ambiente com cara de novo, limpo e livre de imperfeições”, disse.

Para Neto, a pintura é tida como um dos quesitos mais importantes na hora de impressionar um possível comprador ou locatário. “As pessoas valorizam ambientes claros, pois eles passam a sensação de amplitude. Antigamente era comum encontrar imóveis com paredes roxas, por exemplo. Essas cores vibrantes já não são vistas com bons olhos”, completou.

Na lista dos reparos que tornam o imóvel mais atrativo está a troca de cerâmicas e azulejos quebrados, a substituição de maçanetas e tomadas com defeito, e até mesmo o conserto de vazamentos e rachaduras. Todos esses quesitos foram determinantes para que a psicóloga Mércia Mattos alugasse um imóvel em Jardim da Penha. Apesar de antigo, o apartamento estava com a pintura e manutenção em dia, o que foi decisivo para o fechamento do negócio.

“Já perdi semanas tentando achar o apartamento ideal, mas tudo que me apresentavam estava em péssimas condições para moradia. Sou uma pessoa muito detalhista e presto atenção no estado do piso, das paredes e até da parte elétrica. Nessas horas, até a delicadeza do proprietário faz a diferença”, contou.

Detalhes tão pequenos, mas tão importantes

Antes de estabelecer o preço do imóvel e partir para a negociação com os interessados na compra ou locação, vale a pena seguir algumas dicas básicas.

No caso de furo de pregos e parafusos nas paredes uma simples aplicação de massa corrida resolve o problema. Já o mofo é um dos principais fatores de depreciação de um imóvel, pois pode causar alergia em quem vai ocupar o local. Com a impermeabilização da área com produtos apropriados o incômodo desaparece;

Vazamentos na base da válvula de descarga deve ser resolvido regulando ou trocando o item. Ainda no banheiro, quando o ralo apresenta mau cheiro pode ser sinal de que não há sifão no encanamento. A solução é acrescentar esse item nas tubulações;

Os tacos de madeira quando manchados ou soltos precisam de substituição. Além disso, o lixamento e o polimento conferem um novo aspecto ao piso. Para evitar dor de cabeça, o mais indicado é usar revestimento cerâmico, pois é mais resistente e adequado ao clima tropical,

Para evitar manchas e desgastes na parede é necessário o uso da tinta lavável. Quando existem imperfeições na superfície, a aplicação de texturas pode ser uma alternativa mais barata do que preencher os defeitos com massa corrida e tinta.

Fonte: G1

Você sabe como implantar a reciclagem no seu condomínio?
Taxa de incêndio começará a ser entregue a contribuintes em junho